QUEM SOMOS
Uma organização de ajuda humanitária sem fins lucrativos, independente e brasileira,
que atua com foco em desastres através de esforços coordenados de profissionais
especializados, voluntários capacitados e apoiadores responsáveis, visando ações nas
etapas de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em áreas de risco iminente
ou afetadas por um evento natural extremo, a fim de reduzir impactos e,
principalmente, SALVAR VIDAS.
desastre
Desastre é uma dos temas sociais mais relevantes do mundo, devido a complexidade das necessidades e o crescente aumento de perdas significativas, principalmente de vidas.
Eventos naturais extremos são cada vez mais frequentes e quando ocorrem em um local que passou por transformações ou que se desenvolveu sem estar preparado para esses impactos, resulta em um desastre.
Além de provocar danos a natureza, ao ecossistema e a biodiversidade, um desastre gera efeitos na economia, como o fechamento de estabelecimentos, interrupção de serviços básicos, redução na arrecadação financeira, e consequentemente pode alavancar problemas sociais, como evasão escolar, desemprego, fome, insegurança e aumento de doenças, inclusive a saúde mental. Muitas dessas marcas e os mesmos riscos continuam para aqueles que precisam se recuperar e seguir em frente.
Portanto, desastre é um problema urgente. A boa notícia é que sabemos disso e podemos agir agora, antes que aconteça.
RESPONSABILIDADE
Diferentes agentes da sociedade são responsáveis pelas causas de um desastre, principalmente quando decorrem de ações que afetam o clima em locais que aumentaram sua exposição aos riscos.
Quando um desastre impacta simultaneamente diversos pontos de uma região, eleva-se a dificuldade de resposta simultânea e imediata das instituições do poder público (municipal e, consequentemente, estadual e federal), que devem conduzir as medidas emergenciais. Nesse caso a HUMUS disponibiliza apoio especializado, a fim de complementar os esforços nas ações de resgate, atendimento às vítimas e recuperação das atividades no local.
A HUMUS também desenvolve soluções que visam promover de forma preventiva (antes do desastre) uma maior capacitação e a conscientização da sociedade sobre desastres, buscando tornar as regiões menos vulneráveis e mais capazes de lidar com os impactos ao meio ambiente, economia e aspectos sociais, entendendo a importância de práticas de preservação proposta pela pauta ESG (Environmental, Social and Governance).
Dessa forma, ainda buscamos o alinhamento junto aos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), principalmente em:
ORIGEM
Em 2019, após retornar de uma missão de ajuda humanitária em Moçambique, Léo Farah teve a certeza da importância de uma colaboração de equipes especializadas em desastres, a fim de apoiar ocorrências emergenciais de forma mais ágil. Após uma conversa com Fernando Queiroz, que já o acompanhava em sua jornada de inspirar mais pessoas a salvar vidas, compreenderam que era possível e necessário agir. Assim começou a nascer a HUMUS.
A primeira semente surgiu em 2021, enquanto estavam em processo da estruturação legal da HUMUS na forma de uma organização social. Após um forte terremoto atingiu o Haiti, receberam um alerta da ONU, solicitando apoio de equipes especializadas em resgates. Rapidamente organizaram um grupo, mas a demora na busca por recursos só permitiu o acesso a região mais afetada vinte dias após o chamado. Mesmo assim, isso não impediu o apoio a centenas de famílias impactadas, comprovando a capacidade e a solidariedade inerente do povo brasileiro.
No dia 04 fevereiro de 2022 foi aprovado o estatuto na Assembleia Geral de Constituição da ASSOCIAÇÃO HUMUS BRASIL - HUMANITARIAN US RESCUE.
MISSÃO
Reduzir os impactos dos desastres relacionados a eventos naturais extremos.
VISÃO
Tornar cada pessoa mais consciente de sua capacidade de ajudar a salvar vidas.
VALORES
Segurança para todos. Integridade nas relações. Equilíbrio entre razão e emoção. Inspiração em cada ação.
diferenciais
Especialização:
Foco para resposta adequada e responsável em cada ocorrência complexa, extrema e urgente; através de processos e qualificação.
Independente:
Possibilidade de agir rápido para salvar rápido; reduzindo eventuais interferências de interesses e etapas protocolares entre instituições públicas.
brasileira:
Conhecimento de procedimentos e necessidades de diferentes regiões, sendo uma forma de representação qualificada do país em ações internacionais.
sem fins lucrativos:
Utilização integral de recursos para atendimento emergencial e soluções que possam minimizar ou eliminar as causas e os impactos de desastres.
Método:
Processos ágeis e seguros para atuar em emergências, além de valorizar a importância das etapas anteriores ao desastre, principalmente a prevenção.
Multidisciplinaridade:
Colaboradores com conhecimentos e experiências em diferentes áreas, a fim de lidar com os temas diversos que estão relacionados aos desastres.
governança
diretoria
diretoria
conselho
Conselho Fiscal: profissionais capazes de examinar os livros de escrituração da Associação, opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, entre outras funções de gestão.
Conselho Consultivo: pessoas notáveis com diferentes conhecimentos e habilidades, a fim de ampliar a visão, aproximar conhecimentos de diversos temas e fortalecer o relacionamento com diferentes áreas da sociedade.
Estatuto
Clique aqui e acesse o nosso estatuto